SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número16Qualidade de vida de mulheres pacientes de um ambulatório de reprodução humana*Os atendimentos em delegacias da mulher e as técnicas de intervenção utilizadas com crianças e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

AVOGLIA*, Hilda Rosa Capelão. O sentido da avaliação psicológica no contexto e para o contexto: uma questão de direito. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp.179-190. ISSN 1415-8809.

O presente artigo trata da história da avaliação psicológica vista no Brasil e no mundo, indicando que esta se confunde com a história dos testes psicológicos; observa uma evolução no percurso da avaliação em nosso país, consequentemente na atuação dos psicólogos. Defende o ponto de vista de que avaliar não se resume a aplicar testes, embora os testes padronizados e normatizados sejam muito bem usados na avaliação. Conhecer o que é o procedimento de avaliação certamente acrescenta à formação e à prática profissional, na medida em que traz mais discernimento a tal atividade e facilita, por conseguinte, uma compreensão diagnóstica mais integrada.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )