SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Coração e alma: vida e outros símbolos das doenças cardíacas na realidade hospitarO significado das festas em uma brinquedoteca hospitalar:: promoção da saúde, da cultura e da vivência da infância para crianças enfermas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MOREIRA, Emanuelle Karuline Correia Barcelos; MARTINS, Tatiana Milhomem  e  CASTRO, Marleide Marques de. Representação social da Psicologia Hospitalar para familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.134-167. ISSN 1516-0858.

Este estudo teve como objetivo identificar a representação social da Psicologia Hospitalar para os familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma vez que a psicologia hospitalar procura minimizar o sofrimento em relação à hospitalização. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze familiares, tendo sido desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva. Os dados foram categorizados e analisados a partir da análise de conteúdo, buscando relacionar as respostas com a teoria da representação social e estudos sobre a psicologia hospitalar. A representação social dos familiares de pacientes hospitalizados em UTI em relação ao psicólogo hospitalar baseia-se em vivências do atendimento psicológico. Assim, os familiares percebem o psicólogo como um profissional de ajuda, ao orientar, informar e preparar a família em relação à situação do paciente e ao ambiente de internação e, também, reconhecem a necessidade desse profissional em outros ambientes do hospital.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Família; Representação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )