SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Triagem interventiva:: a caracterização de uma demandaAlcances e limites das tecnologias de informação e comunicação em saúde:: um estudo com profissionais da área índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PEIXOTO, Elisa Alvarenga; GOMES PEREIRA, Natália Vodopives Pfeil; FREITAS LEITE, Natalia Borges de  e  JUNQUEIRA-MARINHO, Maria de Fátima. Visita de avós em unidade de terapia intensiva neonatal:: compreendendo a dinâmica familiar. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp.17-32. ISSN 1516-0858.

A visita dos avós aos bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) tem sido apontada como um importante instrumento de fortalecimento da rede de apoio e inclusão do bebê na família. Objetivo: Investigar o papel da visita dos avós na compreensão da dinâmica familiar de bebê internado em UTIN. Metodologia: Estudo de Caso de dois recém-nascidos internados em uma UTIN, acompanhados pela equipe de psicologia através de atendimentos individuais com as mães e acompanhamento das avós maternas durante a Visita dos Avós. A coleta de dados se deu a partir dos prontuários clínicos da criança e do livro de registros da psicologia. Considerações finais: Considerando que o nascimento de um bebê traz uma nova configuração das relações intrafamiliares, as visitas dos avós acompanhadas pelo serviço de psicologia lançam luz sobre a dinâmica psíquica da família apontando para aspectos transgeracionais, de modo a orientar intervenções psicológicas.

Palavras-chave : Relações mãe-criança; Relações entre gerações; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Comportamento de apego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )