SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: uma perspectiva de atuação psicológicaO puerpério e a mulher contemporânea: uma investigação sobre a vivência e os impactos da perda da autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ALVES, Paulo Eduardo Rodrigues. O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticos. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp.150-165. ISSN 1516-0858.

O atendimento psicológico em grupo costuma ser menosprezado em comparação com o individual. Entretanto, mostra-se mais eficaz para vários perfis de pacientes, sendo uma modalidade de prática psicológica útil no contexto hospitalar. O presente artigo apresenta a abordagem fenomenológica como fundamentação teórica do atendimento a grupos. O que caracteriza essa abordagem é a suspensão de pressupostos que determinem previamente objetivos para o grupo, tornando-se uma metodologia de leitura dos fenômenos grupais. Ademais, esta abordagem compreende a existência como coexistência, reconhecendo a importância das interações sociais na constituição da ‘identidade' de cada um. Por isso, o atendimento em grupo aparece como modo privilegiado de acesso ao modo de ser de cada participante, possibilitando que disponha mais livremente de si.

Palavras-chave : Terapia de Grupo; Psicologia Fenomenológica; Fenomenologia- Existencial; Prática Psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )