SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A pesquisa qualitativa como meio de produção de conhecimento em psicologia clínica, quanto a problemas que atingem a famíliaPrevalência e cronicidade da violência física no namoro entre jovens universitários do Estado de São Paulo - Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MACHADO, Maria Renata Coelho. Narrativa de mulheres vítimas de violência: passos do processo. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp.97-104. ISSN 1516-3687.

Este artigo visa a apresentar uma discussão de atendimento em estágio supervisionado de Psicologia Jurídica, e seus resultados, por meio da leitura de narrativas de mulheres atendidas, vítimas de maus tratos, recolhidas em casa-abrigo. O processo de desenvolvimento do modelo de atendimento também é discutido concomitantemente à análise das narrativas. O modelo de acolhimento proposto tem aqui sentido específico relativo à escuta acolhedora e respeitosa, assim como caracteriza trabalho inicial que objetiva primordialmente a postura inclusiva como forma de atendimento. O referencial que norteou o atendimento foi de base construcionista, utilizando aspectos da abordagem narrativa. A ênfase da abordagem narrativa focaliza-se na competência da pessoa para ampliar suas possibilidades existenciais, por meio da revisão de suas idéias sobre si mesma, seus problemas, relacionamentos e possibilidades que a vida oferece.

Palavras-chave : Violência familiar; Mulheres espancadas; Psicologia Jurídica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )