SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Narrativa de mulheres vítimas de violência: passos do processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALDRIGHI, Tânia. Prevalência e cronicidade da violência física no namoro entre jovens universitários do Estado de São Paulo - Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp.105-120. ISSN 1516-3687.

Este artigo apresenta os resultados dos primeiros dados do Estudo Internacional de Violência no Namoro de 455 estudantes universitários do estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa intercultural, cujo instrumento, “Revised Conflict Tactics Scale”, foi utilizado para avaliar a freqüência e o padrão da violência entre casais, bem como para examinar os tipos de negociação de conflito e os efeitos das diferenças socioculturais na etiologia da violência no namoro. As porcentagens revelam índices significativos de agressão entre parceiros, havendo uma prevalência na violência psicológica e coerção sexual quando comparadas à violência física. 78,6% das agressões físicas de maior severidade são práticas mútuas entre homens e mulheres. A presença dessa simetria de gêneros, associada aos dados que mostram que as mulheres são mais freqüentemente agredidas por seus parceiros, sugere atenção voltada a programas de prevenção para ambos, pois tais condições podem conduzir a uma escalada da violência nas diversas formas.

Palavras-chave : Violência; Namoro; Violência conjugal; Prevenir.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )