SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialRepresentações sociais da atuação do enfermeiro psiquiátrico no cotidianoAIDS e representações sociais: uma análise comparativa entre subgrupos de trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GOMES, Antonio Marcos Tosoli; OLIVEIRA, Denize Cristina de  e  MARQUES, Sérgio Corrêa. A representação social do trabalho do enfermeiro na programação em saúde. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp.79-90. ISSN 1516-3687.

Este estudo tem como objeto o trabalho do enfermeiro na programação em saúde; seu objetivo é descrever e analisar a prática profissional dos enfermeiros no interior da programação em saúde. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a teoria das representações sociais, segundo Moscovici (1978) e Jodelet (2001). Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido no interior do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 30 enfermeiros da rede básica. Os dados foram analisados por meio da análise lexical pelo software ALCESTE. Os dados revelam a existência de tensão na prática profissional entre ações prescritivas e liberdade de ação, a necessidade do conhecimento científico para o trabalho programático e o atendimento holístico e integral como próprio do enfermeiro. Concluise que o enfermeiro possui um importante papel no trabalho programático, especialmente ao definir e trabalhar com o seu papel próprio, utilizando ações delegadas como instrumentais à sua prática.

Palavras-chave : Enfermagem em saúde pública; Representação social; Planos e programas de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )