SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Doença de Crohn e retocolite ulcerativa inespecífica: alexitimia e adaptaçãoA singularidade do papel do outro na aquisição de linguagem de crianças abrigadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TORRES, Tatiana de Lucena  e  CAMARGO, Brígido Vizeu. Representações sociais da Aids e da Terapia Anti-retroviral para pessoas vivendo com HIV. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.64-78. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetiva caracterizar a representação social (RS) da aids e da terapia anti-retroviral (TARV) para pacientes soropositivos com adesão ao tratamento, usuários dos serviços de saúde pública em Florianópolis, Santa Catarina. Todos os participantes N = 60) apresentaram altos escores na escala de expectativa de auto-eficácia para seguir prescrição anti-retroviral z = 4,60; dp = 0,95), indicando adesão ao tratamento. Para análise de dados, os participantes foram divididos por sexo e condição clínica (sintomáticos e assintomáticos). Não houve associação significativa entre ausência de sintomas e desistência do tratamento (p = 0,53; p > 0,05). Análises textuais e lexicais das entrevistas revelaram que os participantes utilizam palavras técnicas e comparam a aids com câncer como meio de ancorar o novo conhecimento no outro preexistente. A aids deixa de ser a “doença do outro”, muito comum entre pessoas não infectadas, e passa a ser a “doença do mundo” para as pessoas que vivem com HIV.

Palavras-chave : Representação social; Aids; Terapia anti-retroviral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )