SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prevalência dos problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do SulUm olhar sobre o cuidador de pacientes oncológicos recebendo cuidados paliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MEDEIROS, José Gonçalves. A discriminação condicional como método para ensinar crianças a ler em situação coletiva de sala de aula. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.30-49. ISSN 1516-3687.

Os objetivos deste estudo foram: 1. ensinar um repertório de leitura composto de palavras comumente utilizadas nas séries iniciais, mas relacionadas entre si; e 2. desenvolver e sistematizar um esquema de ensino em grupo com base num delineamento de sujeito único. Os participantes foram 24 crianças, de ambos os sexos, de uma escola da rede pública. O procedimento foi a discriminação condicional, usada para expandir gradualmente, ao longo de uma sequência de passos, o conjunto de pareamentos entre modelos e estímulos de comparação. As etapas de ensino foram realizadas coletivamente, contudo os testes foram aplicados individualmente. Dois grupos, um coletivo e um individual, foram formados pela dificuldade de aplicar critérios unificados de desempenho em toda a classe. As crianças de ambos os grupos leram as palavras de ensino, porém apenas as crianças do grupo coletivo leram as palavras de generalização.

Palavras-chave : análise do comportamento aplicada; discriminação condicional; ensino; leitura; equivalência em situação coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons