Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
SOUSA, Heloísa Karmelina Carvalho de; ROCHA, Hannia Roberta Rodrigues Paiva da e ALCHIERI, João Carlos. Evidências de validade convergente do Millon Clinical Multiaxial Inventory-III. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.88-100. ISSN 1516-3687.
Este estudo tem como objetivo verificar características de evidências de validade e sensibilidade do Millon Clinical Multiaxial Inventory-III (MCMI-III) em identificar traços patológicos em pessoas com necessidade de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico usando o questionário de saúde geral de Goldberg (QSG) como instrumento de validade convergente. Foram avaliados 703 participantes com idades de 18 a 85 anos, dos sexos feminino e masculino, residentes e domiciliados em cidades brasileiras, representando todas as regiões do país. Os participantes foram divididos posteriormente em dois grupos (G1 e G2). Os resultados demonstraram que o grupo G1 (pessoas em tratamento) apresentou diferenças significativas entre as médias com relação ao grupo G2 (pessoas que não realizam tratamento). Por meio do QSG, resultados apontaram a relação com os escores do MCMI-III, contudo ainda são necessários estudos posteriores para confirmação dos resultados, além do estabelecimento de padrões normativos para a amostra brasileira.
Palavras-chave : transtornos de personalidade; Millon Clinical Multiaxial Inventory-III; tradução e adaptação; síndromes clínicas; dependência de álcool.