SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Programa de orientação: como estimular a linguagem das crianças nascidas pré-termoVocabulário e memória de trabalho predizem desempenho em leitura de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RUEDA, Fabián Javier Marín  e  CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Análise das variáveis idade e sexo no desempenho do teste de inteligência (TI). Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.166-179. ISSN 1516-3687.

O objetivo do estudo foi a busca de evidências de validade para o teste de inteligência (TI) baseada na relação com as variáveis idade e sexo. Participaram do estudo 560 pessoas entre 18 e 67 anos (M = 26,26, DP = 8,62), sendo 358 homens (63,9%). Os resultados não apresentaram diferenças significativas no desempenho de homens e mulheres, ou seja, o desempenho no TI de homens e mulheres pôde ser considerado equivalente. Quanto à idade, foi encontrada uma correlação moderada e negativa, formando-se quatro faixas etárias pela Anova e sendo observado que ao aumento da idade correspondeu uma diminuição no desempenho no TI. Com base nessas informações, concluiu-se que os objetivos do estudo foram alcançados, ou seja, obtiveram-se evidências de validade para o TI baseada na relação com outras variáveis.

Palavras-chave : inteligência; validade; teste psicológico; psicometria; variáveis demográficas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )