SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Preparação para a adoção: grupo de apoio para candidatosSatisfação e autonomia nas atividades de lazer entre universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CORREIA, José Poças  e  HORTA, Maria da Purificação Cunha. Personalidade e comportamentos de risco de motoristas: diferenças entre sexos. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.79-90. ISSN 1516-3687.

O traço de personalidade procura de sensações está associado a comportamentos de risco na condução, com implicações na vida em sociedade. Este estudo teve como objectivo verificar se o sexo diferencia o traço procura de sensações e a propensão para comportamentos de risco na condução. Foram avaliados 140 motoristas (70 homens, 70 mulheres), com idades entre 25 e 55 anos. Como instrumentos, utilizaram-se um questionário sociodemográfico e as escalas SSS-V e DBQ. Verificou-se que os motoristas masculinos cometem mais infrações e apresentam escores mais elevados na procura de emoção e aventura (TAS), enquanto as mulheres apresentam maior propensão para a busca de experiências (ES) e uma correlação mais forte entre o traço procura de sensações e o cometimento de lapsos e infrações de trânsito. O sexo diferencia o traço procura de sensações e a sua associação aos comportamentos de risco na condução, devendo ser considerado na formação de futuros motoristas.

Palavras-chave : avaliação psicológica; personalidade; procura de sensações; sexo; motoristas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )