Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
GABARDO-MARTINS, Larissa Maria David; FERREIRA, Maria Cristina e VALENTINI, Felipe. Evidências de validade da Escala de Enriquecimento TrabalhoFamília em amostras brasileiras. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.100-112. ISSN 1516-3687.
O enriquecimento trabalho‑família diz respeito aos modos pelos quais as experiências provenientes de um domínio (trabalho ou família) interferem positivamente no outro. O objetivo da pesquisa é adaptar e buscar evidências de validade da Escala de Enriquecimento Trabalho‑Família no contexto brasileiro. Participaram do estudo 416 trabalhadores de ambos os sexos, com idades variando de 20 a 66 anos, que responderam à versão inicial da escala, contendo 18 itens. As análises fatoriais confirmatórias evidenciaram que a versão final da escala compôs‑se de dez itens, distribuídos igualmente em dois fatores, com índices adequados de consistência interna. O enriquecimento apresentou correlações fortes e positivas com a satisfação com a vida e com o trabalho, e moderadas e negativas com o conflito trabalho‑família. Concluiu‑se que a escala é um instrumento com evidências de validade adequadas, o que possibilita seu uso em situações futuras de pesquisa da interface trabalho‑família.
Palavras-chave : psicologia positiva; interface trabalho‑família; conflito trabalhofamília; enriquecimento trabalho‑família; adaptação de escala.