Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
VIDOTTO, Letícia T. e SOUZA, Laura V. e. Sentidos sobre a participação em uma capacitação em práticas restaurativas. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.208-229. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p208-229.
A Justiça Restaurativa (JR) envolve princípios éticos, filosóficos e políticos na compreensão dos conflitos humanos em diferentes contextos. Considerando a importância e escassez de estudos referentes a processos formativos de facilitadores em práticas restaurativas, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos produzidos sobre a participação nessas formações. Entrevistaram-se representantes de cada grupo social inscrito em uma capacitação de práticas restaurativas. A partir da análise temática das entrevistas, foram criados os eixos analíticos "para que", "quem" e "como". Os resultados mostraram que os participantes tiveram mudanças na qualidade da escuta, da comunicação e do entendimento de conflito e punição. Entretanto, os participantes se mostraram inseguros para facilitar os círculos restaurativos, o que demonstra a necessidade de mais exercícios práticos. Realizar a construção do contexto conversacional do grupo pode colaborar para alinhar expectativas e diminuir os níveis de ansiedade e taxa de abandono no decorrer do processo formativo.
Palavras-chave : Justiça Restaurativa; práticas restaurativas; construcionismo social; capacitação; facilitação de diálogos.