Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
ALAN; CLAUDIA e ELLIOT. Um delineamento quase-experimental de caso único da psicoterapia analítica funcional para abuso de substâncias. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.263-286. ISSN 1516-3687.
O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) sobre os comportamentos clinicamente relevantes (CRBs) e abuso de substâncias de dependentes químicos e identificar os componentes terapêuticos de mudança. Foram utilizados os instrumentos Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale para categorização de comportamentos do terapeuta e cliente e Timeline Followback para registrar o abuso de drogas. Dois participantes foram atendidos em um delineamento quase-experimental de caso único A/A+B, onde A = Terapia Analítico-Comportamental e A+B = FAP. Os resultados indicaram que a introdução da FAP, em especial o responder contingente do terapeuta, acompanhou os progressos e houve melhora no consumo de substâncias após 3 meses para ambos. O participante que se manteve mais tempo em psicoterapia obteve maior benefício no follow-up e no consumo de drogas. Concluiu-se que a FAP alterou CRBs reforçando positivamente progressos em sessão e que isto provavelmente se correlacionou com melhoras extrassessão.
Palavras-chave : droga (dependência); terapia comportamental; delineamento experimental; reabilitação da droga; relações interpessoais.