Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
OLIVEIRA, Thais P. de; SOARES, Luana F. e VIEIRA, Poliana M. da S.. Impacto do distanciamento social para os pais de crianças com TEA. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.1-20. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1914000.
A COVID-19 trouxe mudanças na rotina de milhares de pais no mundo todo. O presente estudo mapeou o impacto do distanciamento social sobre pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quinhentos e cinquenta e três cuidadores (98.7% mães) de crianças com TEA responderam a um questionário online sobre suas intervenções e apoio formal recebidos antes e depois do início da pandemia. Os resultados demonstraram que, durante a pandemia, um número estatisticamente significativo de pais trocaram uma programação de supervisões profissionais uma vez por semana por supervisões "sob demanda". Além disso, os horários de intervenção realizados pelos pais em casa permaneceram inalterados durante a pandemia, embora eles relatassem passar mais tempo com os filhos nesse período. O treinamento dos pais em Applied Behavior Analysis (ABA) é discutido, uma vez que, talvez por raramente terem recebido treinamento prévio, mais tempo com seus filhos não se traduziu em aumento de intervenções bem planejadas e orientadas por supervisões sistemáticas.
Palavras-chave : Distanciamento social; COVID-19; Transtorno do Espectro Autista; Treinamento de pais; Análise Aplicada do Comportamento.