SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Grupos de geração de renda no Curso Pré-Vestibular Psico-USP: uma experiência de autogestão em um cursinho popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.13 no.2 São Paulo set. 2010

 

Editorial

 

 

Neste número dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho publicamos artigos que versam sobre temas diversos, apoiando-se em concepções teóricas e empregando métodos também diversos.

Felipe Andres Calderon Roa e Domenico Uhng Hur tratam do cooperativismo como iniciativa de um cursinho pré-vestibular para pessoas desempregadas; Carlos Alberto Pegolo da Gama e Mirna Yamazato Koda dedicam-se a refletir sobre as dinâmicas presentes em uma cooperativa de reciclagem e Raquel Ferreira Miranda e Agnaldo Garcia retratam a experiência das mulheres que desfiam o siri na Ilha das Caierias (Vitória, ES).

A psicanálise como base explicativa da relação saúde mental e trabalho é o foco do artigo de Valmir Antonio Zulian de Azevedo e Sérgio Roberto de Lucca no estudo dos operadores de tráfego aéreo. Por sua vez, Carla Garcia Bottega e Álvaro Roberto Crespo Merlo trazem o caso dos educadores sociais que trabalham com os adolescentes em situação de rua, sustentando-se na abordagem da psicodinâmica do trabalho.

Thaís Zerbini e Gardênia Abbad realizaram estudo de revisão de literatura sobre o tema aprendizagem e trabalho. O estudo da emoção no trabalho foi o objeto de investigação em que se buscou identificar como status e sexo se relacionam à atribuição dos afetos, tal estudo tem a autoria de Sônia Maria Guedes Gondim, José Luis Alvaro Estramiana, André de Figueiredo Luna, Graceane Coelho de Souza, Louise Cristine Santos Sobral e Claudia Carla de Azevedo Brunelli Rego.

O trabalho do agente comunitário de saúde do Programa de Saúde da Família é o objeto de estudo de Maria Luisa Sandoval Schmidt e Tatiana Freitas Stockler das Neves; o papel do trabalho no desenvolvimento de pessoas com deficiência é analisado por Rafaella Portes Diniz Ribeiro e Maria Elizabeth Antunes Lima e a continuidade da vida de trabalho é o tema desenvolvido no artigo de Thais Silva Cintra, Daniela de Figueiredo Ribeiro e Antônio dos Santos Andrade, que ilustram o caso de aposentados que trabalham sob relação informal para a indústria calçadista de Franca, São Paulo.

São Paulo, dezembro de 2010.

 

Leny Sato

Fábio de Oliveira

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons