SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A função da angústia na metapsicologia freudianaO nous e a indicação da vida fáctica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

RUBIO, Roberto. La doctrina de la indicación formal a la luz de la crisis del programa de "Ser y Tiempo". Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.84-101. ISSN 1517-2430.

O que acontece com a doutrina da indicação formal à luz da crise do programa de "Ser e Tempo"? O presente trabalho procura mostrar como, durante o exame autocrítico da ontologia fundamental durante os anos trinta, Heidegger abandona alguns elementos centrais de sua concepção sobre a indicação formal, mas continua e reelabora outros. A tese central do trabalho é a seguinte: de um lado, a autocrítica de Heidegger conduziu ao abandono do marco metafilosófico em que se assentava a concepção sobre a indicação formal nos anos vinte; de outro, a partir de tal autocrítica Heidegger começou a repensar a estrutura da indicação formal, colocando maior ênfase na dinâmica da apelação.

Palavras-chave : indicação formal; crise do "Ser o Tempo"; linguagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )