SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

CUNHA, Walter Hugo de Andrade. Sobre as respostas de pânico de formigas diante de uma coespecífica esmagada: contribuição para uma psicoetologia do medo. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.133-140. ISSN 1517-2805.

Esmagando-se uma ou mais formigas sobre a trilha da formiga Paratrechina (Nylanderia) fulva Mayr, provocam-se mudanças marcadas no comportamento das outras quando chegam perto da coespecífica morta. Estas "reações de pânico" (desvio, retorno, marcha ondulante, sacolejo e desorientação) representam uma perturbação ou uma desorganização do comportamento que prevalecia na trilha antes da mudança (Cunha, 1967). Na primeira parte do presente trabalho, tentou-se mostrar como a forma e as circunstâncias específicas de cada uma dessas reações são um reflexo da experiência prévia das formigas individuais com a situação posteriormente alterada. Na segunda parte, utilizando-se dados de algumas espécies de formigas de quatro sub-famílias (Myrmicinae, Formicinae, Ponerinae e Dorylinae) sobre a intensidade da reação a coespecíficas esmagadas na trilha, mostrou-se como esta intensidade parece correlacionada, não com a posição taxonômica das espécies consideradas, mas com o grau em que os indivíduos dessas espécies são capazes de atração mútua e de interação num nível propriamente individual. O medo é reinterpretado como um estado motivacional caracterizado por um processo de intensa discriminação sensorial e por duas tendências simultâneas: uma de busca do familiar e outra de fuga do infamiliar.

Palavras-chave : Comportamento de alarme; Medo; Formigas; Paratrechina (Nylanderia) fulva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons