SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A relação terapêutica evidenciada através do método de observação diretaUma explicação analítico - comportamental da depressão e o relato de um caso utilizando procedimentos baseados na aceitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

NENO, Simone. Análise funcional: definição e aplicação na terapia analítico-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp.151-165. ISSN 1517-5545.

O artigo revisa alguns usos do conceito de análise funcional na análise do comportamento e na terapia comportamental, enfatizando suas relações com o modelo causal de seleção por conseqüências. Em seguida, propõe que uma aplicação clínica da análise funcional consistente com o sistema explicativo analítico-comportamental estaria apoiada em: a) selecionismo como modelo causal e funcionalismo como princípio de análise; b) externalismo como recorte de análise; c) complexidade, variabilidade, e caráter idiossincrático das relações comportamentais; d) critério pragmático na definição do nível de intervenção; e) distinção entre alcance da avaliação e alcance da intervenção.

Palavras-chave : Análise funcional; Análise do comportamento; Terapia comportamental; Terapia analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )