SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Uma proposta de método para estabelecer um estímulo auditivo como uma operação estabelecedora condicionada transitivaHistória e historiografia da ciência: considerações para pesquisa histórica em análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VANDENBERGHE, Luc. Terapia comportamental de casal: uma retrospectiva da literatura internacional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.145-160. ISSN 1517-5545.

O presente artigo pretende traçar a história da terapia comportamental de casal na literatura internacional. São comentadas as grandes linhas divisórias entre as abordagens e as contribuições técnicas de cada uma. Da Análise Aplicada do Comportamento foi herdado um modelo funcionalista que permitia analisar as seqüências de intercâmbios que ocorrem no relacionamento e uma tecnologia operante para modificá-las. A Terapia Cognitivo-Comportamental trouxe o modelo cognitivo que permitia trabalhar com as expectativas, atribuições e crenças na interação do casal. A Análise Clínica do Comportamento contribuiu com técnicas de aceitação, com a valorização do contexto e a promoção da vivência intensa do fluxo das interações. Observe-se, além das inovações de cada geração, a continuidade de certas idéias. Técnicas como o treino de comunicação e de solução de problemas, que unem a terapia comportamental de casal por meio das abordagens, exemplificam a noção básica de que fazer um relacionamento funcionar é algo que precisa ser aprendido.

Palavras-chave : Terapia de casal; Terapia comportamental; Terapia cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )