SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Avaliando o papel do comportamento verbal para aquisição de comportamento "supersticioso"Efeito do reforçamento diferencial de resposta verbal referente à leitura sobre a duração da resposta de ler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ALVES, Cristiane  e  RIBEIRO, Antonio de Freitas. Relações entre tatos e mandos durante a aquisição. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.289-305. ISSN 1517-5545.

O presente estudo investigou as relações funcionais entre os operantes verbais, tato e mando, já que os dados da literatura são inconclusivos. Foram verificadas relações entre os operantes verbais "Let" e "Zut", arbitrariamente relacionados às posições, esquerda e direita, cada um com função ora de tato, ora de mando. Foi verificada a ocorrência de respostas de mando após o treino direto das respostas de tato, a partir do procedimento de treinos múltiplos. Participaram da pesquisa seis crianças entre dois anos e cinco meses e quatro anos e um mês, que freqüentavam uma escola na qual o estudo foi realizado. Cinco de seis participantes emitiram respostas de mando não-treinadas diretamente após o treino do tato, ou seja, apresentaram dependência funcional. Este resultado foi relacionado a algumas variáveis facilitadoras, como o procedimento de treinos múltiplos, a exigência da comunidade verbal a qual as crianças estavam expostas, a idade dos participantes, dentre outras.

Palavras-chave : Comportamento verbal; Tatos; Mandos; Independência funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )