SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3O aborto é uma dor narcísica irreparável? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

MARTINS, Karla Patrícia Holanda; MATOS, Tereza Gláucia Rocha  e  MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira. Formação em psicologia e as novas demandas sociais: relato dos egressos da Universidade de Fortaleza. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp.1023-1042. ISSN 1518-6148.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do psicólogo tomando como referencia o discurso dos egressos do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR - universidade privada mantida pela Fundação Edson Queiroz, a fim de verificar se a formação profissional responde às demandas sociais da região. A pesquisa foi realizada por meio de questionários enviados a todos os egressos que concluíram o curso no período compreendido entre 2001 e 2005, totalizando 436 indivíduos. Dos 60 respondentes, correspondendo a 13% do total de egressos do período, 81,7% atuam como psicólogos e 18,3% trabalham em atividades não relacionadas à psicologia ou estão momentaneamente desempregados. As áreas de atuação desses profissionais dividem-se em psicologia organizacional e do trabalho (35,8%); psicologia clínica (30,6%); psicologia social/saúde/comunitária (20%) e; psicologia escolar (12%). Muitos profissionais atuam em duas ou até três áreas diferentes em locais distintos ou em duas atividades em um mesmo local. A partir dos dados coletados observa-se o enriquecimento das práticas profissionais do psicólogo, principalmente direcionadas aos campos sociais e da saúde, focalizando o sofrimento da população e colocando em debate a formação do profissional de psicologia diante das demandas sociais surgidas nas últimas décadas. Os resultados encontrados podem contribuir para a questão da reestruturação curricular dos cursos de psicologia, posto terem possibilitado avaliar o percurso acadêmico dos egressos, bem como as demandas sociais feitas aos profissionais da área, abrindo novas diretrizes para o planejamento de oportunidades de reciclagens sistemáticas e contínuas.

Palavras-chave : formação; psicologia; egresso; profissão; demandas sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons