SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Banheiros, travestis, relações de gênero e diferenças no cotidiano da escolaA inconstância dos laços afetivos na vida das crianças e adolescentes abrigados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BUSSINGER, Rebeca. Corpo, gênero e identidade em Madame Satã. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp.91-107. ISSN 2175-1390.

Este trabalho propõe articular algumas reflexões sobre o corpo, o gênero e a linguagem a partir da análise documental do filme Madame Satã. Enfoca o personagem principal do filme e apresenta o processo de transformação da identidade: de João Francisco a Madame Satã. Utiliza como referência metodológica a análise de discurso e analisa o material a partir da codificação e transcrição das cenas do filme. São apresentadas e discutidas as quatro categorias encontradas: o macho, a musa, a travesti e o marginal. Baseado na história do personagem do filme, concluí que corpos e discursos se conectam, produzindo identidades que destoam da matriz heteronormativa.

Palavras-chave : Gênero; Corpo; Travesti; Identidade; Linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português