SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número56O que podem os grupos nas políticas públicas? Críticas e proposições esquizoanalíticasUniversidade e coletivos: a organização de pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COSTA, Maria da Graça; DIMENSTEIN, Magda  e  LEITE, Jáder. Desenvolvimento sustentável e tecnologias coloniais de gênero: propostas da FAO para “mulheres rurais”. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.56, pp.190-209.  Epub 27-Maio-2024. ISSN 2175-1390.

Objetiva-se identificar os discursos que vêm estruturando as estratégias de ação instruídas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO) em relação às mulheres rurais. Trata-se de uma análise das práticas discursivas a partir dos documentos de referência da FAO sobre gênero e agricultura produzidos entre os anos de 2011 e 2021. A análise dos documentos aponta que os mesmos se baseiam nas noções de desenvolvimento sustentável e empoderamento de gênero. Destaca-se o caráter colonial desses discursos que têm servido de base conceitual para as políticas públicas dirigidas às mulheres rurais nos países do Sul Global. Conclui-se que essas propostas podem trazer grande impacto nas dinâmicas, nos modos de viver e produzir das mulheres rurais na medida em que conformam ações ancoradas na lógica da produtividade e da instrumentalização do trabalho feminino.

Palavras-chave : Mulheres rurais; Feminismo descolonial; Feminização da pobreza; Agricultura familiar; Políticas públicas de gênero.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )