SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número58ESCOLARIZAÇÃO DE PIAUIENSES CEGOS: MEMÓRIAS SOCIAIS E LUTAS POR DIREITOS EDUCACIONAISO “GABINETE DO ÓDIO” EM FOCO: GOVERNO BOLSONARO SOB UMA ÓTICA PSICOSSOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SMITS, OETSIA VARGAS; CALAIS, LARA BRUM DE  e  OLIVEIRA, PEDRO RENAN SANTOS DE. COMUNIDADE, COMUM, COMUNALIDADE: CAMINHOS AVESSOS AOS MODOS COLONIZADORES DA PSICOLOGIA. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.58, pp.645-659.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2175-1390.

Este artigo teve por objetivo analisar as condições para a construção de sentido do ser/fazer comunitário em contraposição aos modos de subjetivação da vida derivados do modelo capitalista-colonizador hegemônico na América Latina. De caráter teórico e por meio de pesquisa de tipo revisão narrativa, as reflexões críticas propostas organizaram-se eixos analíticos. No primeiro eixo, por meio de breve percurso histórico da psicologia social-comunitária e no entremeio das preocupações acerca da colonialidade e seus efeitos, debateu-se os (des)encontros da psicologia com o ser/fazer comunitário latino-americano em cenários de ascensão neoliberal. No segundo, argumentou-se acerca da busca do sentido do “comum” na práxis psicológica, enquanto horizonte ético-político que crie condições para possibilidades de uma psicologia insurgente. Ao se tecer pistas para um possível (re)encontro da Psicologia com o ser comunitário, flexionadas pelo comum e comunalidade, se indicaram desafios postos para se produzir furos no projeto capitalista-colonial-patriarcal, presentes no dominante ser/fazer em Psicologia.

Palavras-chave : Colonialidade; Psicologia comunitária; História da psicologia; Práticas psicológicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )