SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número58COMUNIDADE, COMUM, COMUNALIDADE: CAMINHOS AVESSOS AOS MODOS COLONIZADORES DA PSICOLOGIAPERSPECTIVA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

EUZEBIOS FILHO, ANTONIO  e  SIQUEIRA, GABRIEL. O “GABINETE DO ÓDIO” EM FOCO: GOVERNO BOLSONARO SOB UMA ÓTICA PSICOSSOCIAL. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.58, pp.660-675.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2175-1390.

O “gabinete do ódio” ficou conhecido pela divulgação de notícias falsas, produzidas por assessores e apoiadores do governo Jair Bolsonaro, eleito presidente da república do Brasil em 2018. Procuramos demonstrar, sob uma ótica psicossocial, modalidades discursivas usadas pelo “gabinete do ódio” para construir a imagem dos inimigos eleitos pelo governo, a saber: aqueles considerados “comunistas”, defensores dos Direitos Humanos entre outros. Argumentamos que ataques aos adversários políticos do governo Bolsonaro têm duplo objetivo: valorizar a imagem do presidente e desqualificar a imagem dos opositores. A revisão narrativa de publicações de redes Bolsonaristas e veículos midiáticos de grande circulação indica que a desqualificação dos adversários, baseada em narrativas falsas, vem sendo pautada na propagação de medo e ódio contra os opositores, resultando em ações violentas contra os mesmos. Finalmente, apontamos tarefas psicossociais que podem auxiliar na superação da polarização e na decodificação das relações de poder referentes ao fenômeno em questão.

Palavras-chave : Inimigo Político; Polarização; Política; Psicologia Social; Redes Sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )