SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número58O “GABINETE DO ÓDIO” EM FOCO: GOVERNO BOLSONARO SOB UMA ÓTICA PSICOSSOCIALA COVID-19 E OS DISPOSITIVOS GOVERNAMENTAIS DE CONTROLE DA POPULAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

TORRES, LEONARDO COLOSSI  e  MOREIRA, JANINE. PERSPECTIVA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.58, pp.676-691.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2175-1390.

O presente artigo teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico, a partir de obras de referência, acerca das consequências da colonialidade, seu efeito na subjetividade do povo colonizado, e como sua influência impacta a proposta educativa do país. Foi concluído que a colonialidade ainda exerce grande influência tanto na estrutura social quanto no pensar e ser dos povos subalternos, incluindo aqui a estrutura escolar, que desumaniza e pacifica o educando através de uma lógica similar à utilizada pelos colonizadores na dominação dos povos colonizados, onde apenas a figura de autoridade é detentora da sabedoria, portanto, sendo única referência válida do que é ser de verdade. É apontada a necessidade de a educação ser reconstruída através da participação popular, pautada nas singularidades materiais, históricas e dialéticas do local, onde os educandos não sejam apenas objetos da educação, mas sim atores de sua própria constituição social.

Palavras-chave : Anticolonialidade; Decolonialidade; Educação; Colonialidade; Eurocentrismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )