SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número58PERSPECTIVA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIASPOR PRÁTICAS ATIVISTAS DE CUIDADO: LÓGICAS DA REDUÇÃO DE DANOS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

NICOLETTI, ALICE et al. A COVID-19 E OS DISPOSITIVOS GOVERNAMENTAIS DE CONTROLE DA POPULAÇÃO. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.58, pp.692-707.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2175-1390.

O artigo possui a finalidade de analisar as emergências das experiências promovidas pelos governos de alguns países no enfrentamento à Covid-19 nos primeiros meses de 2020. Nosso método de trabalho foi delimitado a partir de um levantamento documental realizado em portais de notícias na Internet. Considera-se que a pandemia instrumentalizou um novo formato sobre as formas de exceção relativas à governamentalidade no contexto da sociedade do século XXI. Seriam essas estratégias de controle sobre a vida, um momento oportuno para as condições de aplicabilidades de novos gerenciamentos das condutas? A partir da literatura consultada e da análise transversal das medidas adotadas no que se refere ao enfrentamento de tal crise sanitária, percebe-se que a pandemia tensionou os efeitos sobre os regimes de soberania, modulando novas formas de subjetividades e dando um caráter poroso aos dispositivos de governamentalização da vida, bem como sua precarização em torno das práticas sociais.

Palavras-chave : Covid-19; Estado de exceção; Governamentalidade; Soberania; Controle.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )