Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cógito
versão impressa ISSN 1519-9479
Resumo
VELLOSO, Rosana Laura Martins. Efeitos da hemodiálise no campo subjetivo dos pacientes renais crônicos. Cogito [online]. 2001, vol.3, pp.73-81. ISSN 1519-9479.
O objetivo do presente estudo consiste em investigar o campo subjetivo de pacientes urêmicos submetidos a uma situação indefinida de máquino-dependência, já que são mantidos vivos pelo uso que fazem do rim artificial. A partir dos dados colhidos em observação direta e do relato verbal dos pacientes em hemodiálise, alguns indicadores emocionais denotando sofrimento psíquico foram levantados e analisados à luz dos pressupostos teóricos da psicanálise, o que possibilitou reconhecer a necessidade da inserção do profissional psicólogo na equipe multidisciplinar que acompanha esses pacientes, com vistas ao resgate da dimensão subjetiva, essencial para um atendimento de saúde verdadeiramente humano e digno, porém, colocada em segundo plano ou mesmo descartada pela hegemonia do discurso médico-científico.
Palavras-chave : Hemodiálise; pacientes renais crônicos; discurso científico; ética; qualidade de vida; papel do psicólogo.