SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7O espectro de Narciso na modernidade: de Freud a Adorno. Mônica do AmaralEm memória de Roberto Bittencourt, amigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cógito

versão impressa ISSN 1519-9479

Cogito v.7  Salvador  2006

 

COMENTÁRIO

 

Criação em oficina de arte infantil

 

 

Maria Constança de Carvalho Maia *

Oficina de Arte Vivarte

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

A autora descreve sua experiência em arte educação, trabalhando com crianças de 6 a 12 anos que freqüentam uma oficina de arte, falando de sua metodologia, ensinamento e resultados.


 

 

A oficina trabalha com crianças de 6 a12 anos.com o objetivo de levar os alunos ao mundo das artes plásticas, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, auto-estima, concentração e capacidade de transformação.

A metodologia envolve: RELAXAMENTO, técnica de meditação que contribui para aliviar as tensões, aumentar a concentração, preparando as crianças para iniciar o processo criativo com paz e serenidade, TÈCNICA, é a pintura, modelagem, processo basicamente ligado à razão, são as regras os aspectos espaciais e temporais que são trabalhados para que a obra de arte imaginada venha a ser concretizada ,HISTORIA DA ARTE, sua função é fazer a criança compreender o que é arte e por que ela existe, possibilitando uma visão panorâmica do processo histórico de cada época, o que conduz a um pensamento abrangente dos acontecimentos culturais.CONCEITUAÇÃO DA OBRA DE ARTE, o contato com a arte favorece o desenvolvimento da auto-estima e da autoconfiança, o que é muito importante para a formação do conhecimento. Integrada à produção e ao aprendizado artístico, a criança começa a falar sobre suas novas descobertas e passa a ser ouvida pelo grupo, o que é fundamental para sua socialização e definição da sua personalidade.

Na oficina trabalhamos com crianças de idades diferentes na mesma sala,as que já estão no curso há mais tempo são colegas das que entram durante o período do ano letivo, essa diversidade estimula a troca de conhecimento, espírito de cooperação, respeito aos seus limites.

As crianças criam a partir de suas vivencias, sonhos, fantasias, do que amam e a fazem sofrer.

Esse modo de fazer arte, conduz a grandes resultados: crianças ganhando concursos, ilustrando livros, líder de sala, crescendo na expressão escrita,despertando o prazer pela cultura,além de mais concentrados, criativos ,seguros,

Uma criança olhando o seu quadro, vivendo uma experiência estética falou: pintei a montanha russa do parque que não consegui entrar com medo.Uma criança deficiente auditiva com muita habilidade para arte, com notas inferiores, tornou-se confiante e líder de sala, organizando a parte artística dos trabalhos de equipe.Uma criança olhando seu trabalho disse: como estou alegre e feliz. Outra criança passou o semestre pintando um menino pescando, comentei com a mãe, como João gosta de pescar, ela me respondeu: "o pai é que pesca ele nunca consegue pescar".

Para que nossos objetivos sejam alcançados será necessário que os alunos freqüentem a oficina com regularidade, e possam participar de 2 a 3 anos consecutivos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Camilo Cardoso e M. Manuela Valsassina – Arte Infantil Linguagem Plástica – Editorial Presença

Fayga Ostrower – Criatividade e Processos de Criação – 9 edição Editora Vozes Ltda

Fayga Ostrower – Acasos e criaçaõ Artística – Editora Campos Ltda

Violet Oaklander – Descobrindo crianças – 10 edição, Summis editoria!

Viktor Lowenfeld – A Criança e Sua Arte – Editora Mestre Jou

Hebert Read – O Sentido da Arte – 7 edição – Ibrasa

 

 

Endereço para correspondência
Telefone:071-3351 9906
E-mail:carvalhomaia@ig.com.br

 

 

* Artista Plástica. Arte Educadora: Professora e coordenadora durante 7 anos do curso de extensão Oficina Modelo de Arte Infantil da UFBA. Professora e Coordenadora da Oficina de Arte Vivarte

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons