SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Névoa…Desenlace da transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

PACHECO, Ana Laura Prates. Desfazendo nó cego, dissolvendo nó na garganta e dando nó em pingo d'água!. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.32, pp.27-35. ISSN 1676-157X.

O texto apresenta a partir do Seminário 22 de Lacan "Os nomes do pai", o avanço epistemológico e clínico trazido pela escrita do nó borromeano como "espaço do falasser", que articula o enlace entre os três registros (Real, Simbólico e Imaginário) bem como de três modos de gozo (gozo fálico, gozo do sentido e gozo do Outro) a partir do furo central. Articula-se, ainda, o acolhimento do sofrimento humano pelo psicanalista, com a devida precisão formalizada por Freud (Inibição, Sintoma e Angústia) e as operações realizadas pelo Psicanalista para que daí um novo desejo possa advir. Acompanha, ainda, a passagem do nó de três para o nó de quatro elementos, introduzindo a escrita dos Nomes do Pai com o Sintoma e uma nova leitura do Complexo de Édipo.

Palavras-chave : Nó borromeano; RSI; Nomes do Pai; Complexo de Édipo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons