SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estudo comparativo entre indicadores afetivos das técnicas de Pfister e ZulligerFuncionamento Diferencial do Item no Alcohol Use Disorders Identification Test índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GUEDES, Danielle Viveiros; BARBOSA, Altemir José Gonçalves  e  MAGALHAES, Neide Cordeiro de. Qualidade de vida de idosos com declínio cognitivo: auto e heterorrelatos. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp.9-17. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou comparar as avaliações efetuadas por idosos (autorrelato) e por seus cuidadores (heterorrelato) quanto à qualidade de vida, bem como analisar a consistência interna de uma mesma medida quando auto ou heterorrelatada. A escala Qualidade de Vida - Doença de Alzheimer foi aplicada em 65 idosos com declínio cognitivo e em 40 cuidadores. Obteve-se correlação positiva fraca significante entre auto e heterorrelatos. Não houve diferença significativa entre os totais da escala auto e heterorrelatada. Somente os itens Saúde Física e Relação com a Família apresentaram diferença significativa ao serem comparados auto e heterorrelatos. Foram obtidos níveis aceitáveis de consistência interna para ambas as versões da escala. Os resultados permitem afirmar que ocorreram mais convergências que divergências entre auto e heterorrelatos e que a escala parece ser confiável para uso com idosos e seus cuidadores no contexto brasileiro.

Palavras-chave : qualidade de vida; cognição; envelhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )