SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Escala de cavalheirismo paternalista: estrutura fatorial e correlatos com o sexismo ambivalenteEstratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SOTO, César Merino. Dimensionalidade do Teste Gestáltico Visomotor de Bender Modificado: uma análise fatorial confirmatória. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.341-350. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo é examinar as características estruturais de uma nova e breve versão do Teste Gestáltico Visomotor de Bender, modificada para crianças entre 4 y 8 anos (TGB-M). Participaram 1369 crianças provenientes de várias zonas urbanas de Lima, Peru. Foi aplicado o TGB-M em grupos e individualmente, e foi verificada a dimensionalidade mediante metodologia de análise fatorial confirmatória, e a consistência interna com metodologia fatorial e com a teoria clássica dos testes. Os resultados justificam a unidimensionalidade da pontuação total, mas a variância retida e a confiabilidade do construto variam em cada nível de idade; também, a invariância configuracional dos itens é satisfatória em todos os grupos de idade. A consistência interna é satisfatória. É discutida a interpretação da variabilidade dos resultados entre as idades, assim como a possível extensão do TGB-M em crianças com mais de 8 anos.

Palavras-chave : sistema de pontuação qualitativa; Teste Gestáltico de Bender; análise fatorial; validade; confiabilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )