SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Grupos de lazer como contextos de desenvolvimentoA língua refúgio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

FREITAS, Maiara Castro de; CARVALHO, Cibele  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. O processo psicoterapêutico psicodinâmico de um menino com sintomas internalizantes: uma análise com base no Child Psychotherapy Q-Set. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2020, vol.26, n.2, pp.699-720. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p699-720.

Problemas internalizantes são frequentes em crianças, mas os ingredientes ativos que tornam uma psicoterapia efetiva são ainda pobremente compreendidos. O objetivo deste estudo foi analisar o processo terapêutico psicodinâmico de um menino em idade escolar que apresentava sintomas internalizantes, cujo tratamento foi interrompido após 22 meses. Os participantes foram o paciente e sua terapeuta. O Child Psychotherapy Q-Set foi utilizado para analisar o processo terapêutico. Os resultados mostraram as características da relação terapeuta-paciente e suas transformações. Fatores como conflitos familiares, aliança terapêutica com os pais, limitação da capacidade de mentalização do menino, contratransferência, habilidades e ajustamento da terapeuta ao paciente tiveram impacto no processo terapêutico, contribuindo para o desfecho observado. Para elucidar questões em aberto acerca da efetividade e mecanismos de mudança da psicoterapia psicodinâmica, e para estabelecimento de uma base de evidências consistente, é imprescindível que se conheça, de fato, o que ocorre e como ocorre no setting clínico.

Palavras-chave : Psicoterapia de crianças; Processo psicoterapêutico; Transtornos internalizantes.; Estudo de caso único.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons