SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Família, espontaneidade e crise social: o psicodrama de "A vida é bela"Grupo de encontro e reflexão: experiência com servidores em estágio probatório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CHIARETTI, Paula  e  TFOUNI, Leda Verdiani. "Evangelho das mães": genéricos discursivos em revistas femininas. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.31-43. ISSN 1677-2970.

Este artigo pretende contrapor duas formas de abordar a feminilidade: uma, da Psicanálise Lacaniana, que argumenta que "A" mulher não existe e relaciona a posição feminina às categorias lógicas de contingência e impossível; e, outra, da revista feminina, que acredita na transparência e naturalidade da mulher. Para ilustrar tal naturalização de sentidos sobre o que é ser uma mulher, será analisado um recorte de uma publicação voltada para o público feminino, Jornal das Môças, de 1944, por meio da Análise do Discurso Pêcheutiana que desnaturaliza os sentidos e remete-os às suas condições de produção.

Palavras-chave : Genéricos discursivos; Feminilidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )