SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Grupos de apoio a mulheres acometidas por câncer de mama: panorama atualOs sonhos nas diferentes abordagens psicológicas: apontamentos para a prática psicoterápica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MEDEIROS, Ana Paula; MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares; SILVA, Leandro Soares da  e  BARBIERI, Valéria. "Quem assume a função do pai?": discussões sobre a separação conjugal. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.68-78. ISSN 1677-2970.

A literatura enfatiza a importância da família para o desenvolvimento emocional da criança. Este estudo objetivou demonstrar como a psicoterapia pode ser buscada para diminuir as responsabilidades dos pais no cuidado do filho. A mãe procurou atendimento psicológico alegando que o filho, de oito anos, sofria a ausência do pai após o divórcio do casal. Percebeu-se que a criança procurava ocupar o espaço do pai, amadurecendo precocemente. A mãe sentia-se a única responsável pelo cuidado do filho. A tentativa era que o terapeuta pudesse dividir com ela as responsabilidades, de forma que ela se sentisse menos culpada por eventuais prejuízos do filho. Há necessidade da família em encontrar uma figura paterna. Outros estudos devem ser realizados para aprofundar a discussão.

Palavras-chave : Familia; Psicoterapia; Desenvolvimento infantil; Separação conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )