SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Traço e estado de ansiedade em mulheres obesasA relação mãe-bebê na situação de prematuridade extrema: possibilidades de intervenção da equipe multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SILVA, Simone Corrêa et al. A inserção do jogo de areia em contexto psicoterapêutico hospitalar em enfermaria cirúrgica: um estudo exploratório. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2004, vol.2, n.2. ISSN 2175-3547.

A situação de doença e hospitalização provoca inúmeras emoções e sentimentos que remetem a vivências de angústia, fragilidade e, muitas vezes, a um distanciamento da relação entre corpo e psique. Pensou-se em investigar a inserção do Jogo de Areia em contexto psicoterapêutico de enfermaria cirúrgica, por tratar-se de um instrumento que favorece um contato do paciente com suas dimensões externas e internas, conscientes e inconscientes, por meio de imagens que o indivíduo constrói na caixa-de-areia. Para facilitar sua aplicabilidade no ambiente de enfermaria hospitalar, fez-se necessária uma adaptação do instrumento. Por suas características peculiares, a areia mostrou-se o componente essencial da caixa, revelando-se como o elemento mobilizador do acesso a conteúdos do inconsciente, mesmo que o paciente não a toque; pois é nela e sobre ela que os conteúdos são expressos. Concluiu-se que o Jogo de Areia é; uma té;cnica eficaz no trabalho psicológico em enfermaria, por promover a manifestação espontânea da psique, favorecendo o trabalho psicoterapêutico, mesmo em condições onde se possa parecer que apenas o corpo é quem pede atenção.

Palavras-chave : Jogo de areia; Caixa-de-areia; Psicologia hospitalar; Psicossomática; Psicoterapia junguiana; Câncer colorretal; Doenças inflamatórias intestinais.

        · texto em Português

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons