Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia Hospitalar
versão On-line ISSN 2175-3547
Resumo
ZITO, Daniely Marin. A escuta psicanalítica do paciente hospitalizado e da equipe de saúde: estudo de caso. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.1, pp.23-43. ISSN 2175-3547.
Inserido na equipe de saúde, o psicólogo hospitalar se depara com diferentes objetos, objetivos e demandas (institucionais, da equipe e do paciente). Sua escuta clínica e manejo da dinâmica apresentada propiciam e mediam o encontro com o inominável. Objetivo: Buscar a compreensão do caso clínico de uma paciente portadora de Doença de Crohn, refratária às propostas clínicas adotadas; discutir sobre o manejo do psicólogo na interlocução paciente e equipe de saúde. Método: Atendimentos psicológicos em regime ambulatorial e de internação sob o referencial psicanalítico. Resultados: A paciente buscava atendimento médico e se apresentava como objeto da medicina por meio de seu corpo. Concomitantemente, recusava os procedimentos clínicos propostos por meio de sua religião, gerando na equipe sentimentos de raiva e impotência. Conclusão: A escuta psicanalítica ofereceu à paciente a possibilidade de existir para além do corpo físico. Com a equipe, buscou-se a preservação da identidade da paciente.
Palavras-chave : Medicina do comportamento; Psicanálise; Recusa do paciente ao tratamento; Equipe de assistência ao paciente.