SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A criança hospitalizada é fator de risco para o adoecimento psíquico da família?: Qualidade de vida de cuidadores em uma unidade de pediatria geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

AMARINS, Melina Blanco et al. Ultrassonografia bidimensional e tridimensional e o vínculo materno fetal: um estudo comparativo. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.2, pp.2-14. ISSN 2175-3547.

Este estudo busca descrever o relacionamento materno-fetal antes e após a realização da ultra-sonografia bidimensional (US2D) e tridimensional (US3D) e comparar o vínculo estabelecido após a realização dos exames. Foram entrevistadas antes e após a realização do US2D e US3D, 50 gestantes primigestas. Verificou-se que para 72% das gestantes, o exame, quer seja o US2D ou US3D aumenta o vínculo materno-fetal. Constatou-se que 90% das gestantes afirmaram ser melhor a visualização do feto no US3D. Observou-se que as gestantes que relatavam ter vínculos ambivalentes (16%US2D) ou negativos (24%US2D) alteraram este sentimento imediatamente após a visualização das imagens fetais no exame. Conclui-se que o exame de US favorece a criação do vínculo materno-fetal independentemente do tipo de US realizado.

Palavras-chave : Ultra-sonografia; Gestação; Vínculo; Feto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )