SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Evidências de validade do IDTP por meio da versão brasileira do TIPIGrupo de apoio para pacientes e familiares do serviço de transplante de medula óssea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

IGNACIO, Michele Gutierres; STORTI, Danielle de Campos; BENNUTE, Gláucia Rosana Guerra  e  LUCIA, Mara Cristina Souza de. Aspectos da sobrecarga em cuidadores de pacientes terminais por câncer: revisão de literatura. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp.24-46. ISSN 2175-3547.

Os cuidadores são pessoas envolvidas no atendimento das necessidades físicas, emocionais e sociais do paciente. O familiar designado como cuidador acaba por abdicar de sua vida em função do paciente enfrentando trabalho árduo, o que pode deixá-lo emocionalmente esgotado e fisicamente exausto, eclodindo na sobrecarga física, emocional e social. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica, na qual foram levantados dados acerca dos aspectos da sobrecarga de cuidadores familiares de pacientes oncológicos terminais. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, Dedalus/Sibi, Scielo, APA e MedLine, no período entre 1998 e 2009. Foram identificados os seguintes tipos de sobrecarga: Mental, decorrente de Depressão (75%), ansiedade (20%), Distress (30%), e irritabilidade (15%); Física, decorrente de atendimento às necessidades básicas do paciente (15%) e ruptura na rotina do cuidador (55%); e Social, decorrente de conflitos no trabalho e dificuldades financeiras (45%). Em relação ao perfil do cuidador, 80% referem-se à prevalência de cuidadores do sexo feminino, 10% a perda da confiança, por parte do cuidador, nos cuidados despendidos no final da vida e 10% a inexperiência e dificuldade nos cuidados autoreferidos. O cuidador, neste momento de vulnerabilidade do paciente, revelou sofrimento decorrente da sobrecarga emocional, física e social, com expressivo predomínio de depressão, ruptura na rotina e dificuldades financeiras.

Palavras-chave : Sobrecarga; Cuidadores; Paciente terminal; Câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )