Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Orientação Profissional
versão On-line ISSN 1984-7270
Resumo
NASCIMENTO, Inês e COIMBRA, Joaquim Luís. Pedidos, problemas e processos: alguns dilemas da intervenção em consulta psicológica vocacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.2, pp.1-14. ISSN 1984-7270.
O pedido explicitado pelo cliente é o que primeiro informa o psicólogo do tipo de questões que aquele considera problemáticas e deseja ver resolvidas. Todavia, nem sempre a visão que o cliente possui do seu problema permite uma identificação imediata das variáveis críticas do seu estado actual, podendo mesmo dificultar o acesso a um quadro mais compreensivo das suas reais necessidades de ajuda. Neste artigo pretende chamar-se a atenção para algumas das limitações que podem estar subjacentes aos pedidos primários dos clientes, especialmente quando recorrem à consulta psicológica vocacional. Procura, igualmente, identificar-se alguns aspectos do julgamento dos psicólogos que podem levá-los a definir objectivos de intervenção discrepantes das expectativas dos clientes. Considera-se adequado que as percepções e os pedidos originais dos clientes definam os temas psicológicos iniciais do processo de intervenção mas sublinha-se a importância de motivar o cliente para a abordagem de outras áreas relevantes não enunciadas no pedido inicial.
Palavras-chave : Consulta psicológica; Orientação vocacional; Expectativas; Avaliação de necessidades; Atitudes do psicólogo.