Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Orientação Profissional
versão On-line ISSN 1984-7270
Resumo
NASCIMENTO, Inês e COIMBRA, Joaquim Luís. A escolha do foco de intervenção em consulta psicológica vocacional: contributos para uma perspectiva integradora da intervenção. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.2, pp.15-30. ISSN 1984-7270.
A profunda ingerência dos acontecimentos e decisões relativas ao trabalho nas outras áreas da existência aponta cada vez mais para situações nas quais o domínio vocacional se mostra potencialmente gerador ou precipitador de crise em dimensões intrapsíquicas ou interpessoais do funcionamento psicológico. A existência dessas situações reforça também a perspectiva segundo a qual o grau de desenvolvimento psicológico do sistema pessoal poderá ser um factor significativo do sucesso dos indivíduos no confronto com os problemas e tarefas do seu itinerário vocacional. Face à grande probabilidade com que as problemáticas propriamente vocacionais aparecem associadas a desajustamentos desenvolvimentais gerais ou a perturbações emocionais e relacionais específicas, reflecte-se acerca das novas responsabilidades dos psicólogos que intervêm no desenvolvimento vocacional no que diz respeito ao planeamento de intervenções sensíveis e responsivas a necessidades dos clientes que transcendam o limite do vocacional, isto é, refletir sobre intervenções vocacionais integradoras e psicologicamente orientadas.
Palavras-chave : Consulta psicológica; Orientação vocacional; Foco de intervenção; Competência profissional; Comportamento ético.