Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Orientação Profissional
versão On-line ISSN 1984-7270
Resumo
PARADISO, Ângela Carina. Experiências ocupacionais no desenvolvimento de carreira de jovens trabalhadores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.93-104. ISSN 1984-7270.
Este estudo buscou compreender o papel do trabalho na transformação do autoconceito vocacional e na realização de tarefas de exploração segundo a teoria de Donald Super. A análise de conteúdo de entrevistas com 2 moças e 4 rapazes de camadas populares entre 17 e 20 anos contemplou questões sobre interesses, características e habilidades pessoais, valores e escolhas profissionais. As tarefas vocacionais foram categorizadas por dois juízes e o índice de concordância estatística de Kappa foi de 87% (p<0,001). As experiências de trabalho favoreceram mudanças no autoconceito e o aprendizado de habilidades e atitudes. Elas contribuíram, modestamente, para o desenvolvimento vocacional deles. O valor atribuído pelos jovens à obtenção de uma ocupação e sua manutenção nela permitem compreender estes resultados.
Palavras-chave : Jovens trabalhadores; Adolescentes; Experiências de trabalho; Camadas populares; Desenvolvimento de carreira.