Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Orientação Profissional
versão On-line ISSN 1984-7270
Resumo
VIEIRA, Amanda Ferreira; NUNES, Maiana Farias Oliveira e TEIXEIRA, Marco Antônio P.. Happenstance Learning Theory: Avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.2, pp.137-149. ISSN 1984-7270. https://doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n202.
A happenstance learning theory busca explicar por que as pessoas fazem diferentes caminhos durante a vida, com ênfase nos eventos do acaso. Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência, a partir da adaptação de um modelo de intervenção, fundamentado na happenstance learning theory, destinado aos universitários em final de curso, além de uma análise de sua eficácia. A intervenção foi realizada individualmente com quatro participantes, em seis semanas. Como instrumento de medida pré e pós teste foi utilizado o Planned Happenstance Career Inventory e realizada uma entrevista de avaliação de reação. Os resultados mostram que a intervenção teve impacto na percepção e atenção às oportunidades de carreira, necessitando maiores estudos de aplicações dessa teoria no Brasil.
Palavras-chave : orientação vocacional; desenvolvimento profissional; transição universidade-trabalho; estudantes universitários.