SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Tirar leite das pedras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

NETO, Esperidião Barbosa. Ato e palavra no contexto da ética, Ato e não-palavra na via do consumo. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.2, pp.36-43. ISSN 1806-2490.

Este artigo trata da ética da psicanálise diante do mundo globalizado e consumista. Ato e palavra são pensados como inerentes ao humano, cujo vínculo de um ao outro representa o movimento do sujeito na sua constituição. Por outro lado, a exacerbação do consumo compromete a estrutura psíquica. Nosso objetivo é articular a ética da psicanálise ao consumismo da nossa época, considerando o paradoxo da desaceleração do consumo como risco. A partir de um texto encenado no teatro, e uma publicação sobre ele, situaremos o ato e a palavra no contexto da ética da psicanálise; em seguida, observaremos os riscos do consumo exacerbado na atualidade e seus efeitos sobre a estrutura psíquica do sujeito; por último, situaremos a ética, por um lado, e o consumismo, por outro, para levantar uma questão paradoxal: a inibição do consumo também pode ser uma ameaça à organização psíquica. Nossa posição é de que o ter, na via do consumo, restringe-se ao aqui e agora, enquanto o ser, no contexto da ética, realiza-se no tempo do sujeito.

Palavras-chave : ética da psicanálise; ato; palavra; consumo; sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons