Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Vínculo
versão impressa ISSN 1806-2490
Resumo
SILVA, Emily Eunice Dal Prá da; FREITAS, Flávio Braga de; METELSKI, Fernanda Karla e MAGRO, Márcia Luiza Pit Dal. Suporte em saúde mental às agentes comunitárias de saúde: o espaço protegido dos grupos interativos. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp.46-66. ISSN 1806-2490. https://doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p20-45.
As Agentes Comunitárias de Saúde colaboram com a consolidação da Política Nacional de Humanização, para o que são fundamentais questões como acolhimento, responsabilização e vínculo. Isso impõem demandas psíquicas à essas trabalhadoras e exige ações de respaldo às mesmas. Este estudo teve por objetivo compreender as contribuições de um Grupo Interativo para o suporte em saúde mental às Agentes com vistas ao cuidado humanizado. A metodologia utilizada foi o estudo de caso clínico na perspectiva psicanalítica, de um Grupo Interativo com as Agentes. A elaboração teórica do caso indica que as vivências intoleráveis e os sentimentos pessoais impensáveis e reprimidos gerados pelas experiências pessoais e do trabalho que não podiam ser expressos e elaborados, emergiam de modo inconsciente na forma de atuações, dificultando as relações laborais e o próprio cuidado inerente ao fazer das Agentes. Por sua vez, o Grupo Interativo contribuiu para as Agentes compreenderem e expressarem suas atuações, e ressignificarem vivências traumáticas. Conclui-se que o suporte em saúde mental possibilitado pelo Grupo Interativo gerou desenvolvimento das Agentes, com potencial para o cuidado humanizado.
Palavras-chave : grupos nas políticas públicas; grupos interativos; desenvolvimento humano; agentes comunitárias de saúde; atenção primária à saúde.