SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Entre corpo e percepção: a composição discursiva da figura de Jesus Cristo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

B. BALBINOTA, Amanda; A. ZAROB, Milton  e  I. TIMM, Maria. Funções psicológicas e cognitivas presentes no ato de dirigir e sua importância para os motoristas no trânsito. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.13-29. ISSN 1806-5821.

Este artigo tem por objetivo apresentar as funções psicológicas e cognitivas que motoristas utilizam ao dirigir e suas implicações em relação a segurança no trânsito. O tema merecer atenção, frente aos dados estatísticos preocupantes de acidentes no trânsito, que vitimam pessoas todos os dias e ressaltam a necessidade eminente de pesquisas e investimentos nesta área. A condução de um veículo envolve múltiplos estímulos cognitivos e atitudes do motorista, sendo uma atividade complexa, que muitas vezes não é compreendida em todas as suas dimensões. O estudo realizado é de cunho teórico e exploratório. A compreensão e identificação das principais funções psicológicas e cognitivas do ato de dirigir favorecem a avaliação de fatores preditores de comportamentos de risco, assim sua relevância em corroborar para a efetividade de intervenções preventivas no trânsito. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (2): 013-029.

Palavras-chave : funções psicológicas; funções cognitivas; dirigir; motoristas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )