SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Um olhar evolucionista para a arte de M. C. EscherSignificação sem representação: a teoria pragmática da significação de Jakob von Uexküll índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

LARENTIS, Ariane Leites et al. Obstáculos epistemológicos entre pós-graduandos de bioquímica. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.76-97. ISSN 1806-5821.

A partir do estudo da epistemologia de Bachelard na disciplina Lógica e Filosofia da Ciência da Pós-Graduação em Bioquímica do Instituto de Química/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ), buscou-se identificar obstáculos epistemológicos entre pós-graduandos em bioquímica e áreas correlatas. Um questionário com perguntas e excertos de artigos científicos de revistas de alto fator de impacto foi respondido, anonimamente, por pós-graduandos de diferentes cursos da UFRJ e de outras universidades, que nunca cursaram disciplina relacionada à epistemologia. Foi possível identificar concepções vitalistas (animismo) tanto nas respostas às perguntas como na aceitação ou não identificação deste obstáculo nos excertos. O obstáculo pragmático e unitário foi identificado através de uma concepção teleológica dos processos evolutivos, em afirmações como a existência de objetivos/finalidades na adaptação dos organismos. Verificou-se a presença de figuras de linguagem, metáforas e analogias (obstáculo verbal) na explicação da evolução e do sistema imune, também encontradas nos excertos dos artigos. Foram também identificados obstáculos associados à observação primeira e generalização prematura. A partir deste diagnóstico verificou-se a necessidade de enfatizar o caráter objetivo, material, não teleológico da bioquímica, em disciplinas oferecidas desde a graduação. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 076-097.

Palavras-chave : Bachelard; obstáculos epistemológicos; vitalismo; teleologia; verbalismo; empirismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )