SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Obstáculos epistemológicos entre pós-graduandos de bioquímicaConsciência da situação em equipes transdisciplinares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DE MELO ARAUJO, Arthur Octávio. Significação sem representação: a teoria pragmática da significação de Jakob von Uexküll. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.98-114. ISSN 1806-5821.

Este trabalho procura mostrar que a teoria da significação de Jakob von Uexküll é implicitamente uma teoria pragmática. Como teoria pragmática, ela coincide com alguns aspectos da crítica da filosofia analítica à noção de representação mental ao longo do Século XX, por exemplo, entre autores como Austin, Ryle e Wittgenstein, desde o pragmatismo de Charles S. Peirce e William James. De modo similar, a teoria de Uexküll coincide com aspectos da crítica de Francisco Varela à noção de representação nas ciências cognitivas e sua ideia de 'trabalhar sem representação'. E, finalmente, procuro indicar uma possível alternativa não-representacionista nas ciências cognitivas, assim como uma alternativa de tratar o problema da 'lacuna explicativa' (explanatory gap). © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 098-114.

Palavras-chave : significação; representação; pragmatismo; ciências cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )